quarta-feira, 26 de junho de 2013

Razões para ser a favor do auxílio reclusão

Vamos evitar incompreensões. Listo aqui as razões pelas quais todo mundo devia ser a favor do "auxílio" reclusão:

1) O "auxílio" não é dado ao preso, mas à sua família.

2) O "auxílio" não é uma compensação pelo crime, mas uma maneira de tentar evitar que, abandonados pelo pai e/ou mãe, os filhos caiam também na criminalidade.

3) O "auxílio" não é auxílio coisíssima nenhuma, uma vez que o dinheiro não sai dos cofres públicos, mas da contribuição dada pelo próprio preso, antes de ser preso, ao INSS.

4) Os filhos são, em muitos casos, as primeiras vítimas do comportamento violento/criminoso dos pais.

5) É um investimento em segurança pública, na medida em que previne que os filhos de criminosos se tornem criminosos.

6) É um "auxílio" social inteligente.

7) Você se beneficia com isso, na medida em que esse dinheiro é usado para conter a violência e a criminalidade, em vez de combatê-la depois que ocorre.

8) Renan Calheiros é contra o auxílio reclusão. Será que isso já não te deixa suspeito o suficiente?

Para quem quiser ler as regras em detalhes: http://www.previdencia.gov.br/conteudoDinamico.php?id=22

7 comentários:

  1. Nana, cheguei ás sua palavras pelo Eco da admiração de uma amigo taxista e me deparei com relatos envolventes que me renderam horas e horas entre julgar e condenar. De fato o "auxílio" é polêmico e um tanto romântico a sua definição, pois assim como vc eu convivo indiretamente com mulheres de presidiários: seguindo viagem no mesmo ônibus. Pois é! TODAS as vezes que entro em um ônibus lotados dessas "esposas" a gaiatice é geral em relação ao "auxílio" e as demais regalias machistas.
    Sou contra o auxílio! E sei que dentro da cadeia existe maneira de ocupar o tempo e trabalhar e receber.
    Admirei muito sua coragem em vivenciar e pelo respeito de publicar um blog de palavras diretas, sem delongas e muito reflexivas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá, Marina! Entendo seu ponto de vista sobre o auxílio-reclusão. Eu sou a favor principalmente por não se tratar de um auxílio, mas uma espécie de aposentadoria, recebida só por quem colaborou com o INSS.

      E que bom que gostou de meus relatos. Que tipo de contato tem com mulheres de detentos? Você trabalha em presídios?

      Obrigada por escrever!

      abraços,

      Excluir
  2. Eu tenho de contribuir ate os 65 anos pra ter direito a aposentadoria ae um vagabundo ganha por ser preso essa familia que voces falam não é tão coitadinha pois as vezes usufruem dos luxos da vida de crime do preso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, anônimo, acho demais chamar de "vagabundo"... Até porque pra receber o benefício o preso tem que ter contribuído com o INSS (ou seja, trabalhado e de maneira regular, com carteira assinada ou como autônomo) e ainda possuir vínculo (não ter deixado de contribuir/trabalhar legalmente por mais 12 meses, em regra, pra não perder a condição de segurado). Além disso, somente se tiver salário-de-contribuição de no máximo 915 reais é que a família fará jus (não sei se já atualizou o valor). Ou seja, além de ter que ter trabalho legalmente há pelo menos 1 ano antes de ser preso, tem que ter um renda inferior a x.

      Na época que fiz estágio no MPF, peguei mto processo (pq o MPF intervém) em que era negado o direito, ou porque a pessoa não trabalhava mais há mto tempo... ou porque a renda era, sei lá, 4 reais maior que o que o INSS permitia, etc...

      Enfim, uma parcela ínfima de famílias faz jus ao benefício e, dado o que já expliquei acima, certamente não usufruíram de "vida do crime".

      Excluir
    2. Continuando, deixo um questionamento: quantos presos vc acha que trabalhavam com carteira assinada ou recolhendo contribuição do INSS? Uma parcela ínfima.

      Excluir
  3. sempre fui contra,mas a informação me fez refletir,qualquer pessoa infelizmente pode vir a cometer ato delituoso,como por exemplo,ter uma arma,e não ter porte,se reagir a um assalto e matar o assaltante,e não conseguir provar a legitima defesa,a cadeia sera certa,por tanto o auxilio se faz necessario infelizmente

    ResponderExcluir

Por favor, compartilhe sua opinião!