terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Inocente


– Sabe, Heidi, eu escuto tantas histórias. As presas sempre se justificam, e eu fico sem saber quando posso acreditar.


– Quando pode acreditar totalmente? Nunca. Existem muitas verdades no mundo: a verdade da presa, a verdade do juiz, a verdade da vítima. E não é que ela está mentindo, mas é que na cabeça dela aquilo é verdade. É a verdade da qual ela se convenceu.


Outro dia tive uma conversa que achei fascinante, com uma moça que está respondendo por sequestro. Ela disse: 


“Não, eu tenho fé que vou embora quando chegar o julgamento.”


“Por quê?”


“Porque eu já estou há sete meses aqui, mas eu não fiz o sequestro.” 


“Qual foi sua parte, então?”


“Ah, eu dei café da manhã, às vezes falava com a vítima, mas ela não pode me reconhecer.”


Claro que podia, reconhecer a voz, o corpo. “Mas eu não sequestrei”, ela dizia. Porque, na cabeça dela, o sequestro aconteceu na hora que pegaram a mulher e colocaram no cativeiro. E eu falei: 


“Mas a mulher ficou quanto tempo com vocês?”


“Seis meses.”


“Você percebe que essa mulher vai carregar isso para o resto da vida? E que a família também ficou traumatizada por seis meses sem saber nada dela? Você tem filhos?


“Tenho.”


“E se alguém fizesse isso com um dos seus filhos?”


“Ah! Eu me mataria.” 


E quer saber? Ainda assim se achava inocente do sequestro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, compartilhe sua opinião!